data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Andressa Santos Parodi (Arquivo Pessoal)
A má condição da Rua das Marcelas, no Bairro Chácara das Flores, está impedindo que uma linha do transporte público complete o itinerário. Desde a última segunda-feira, o ônibus que faz a linha Chácara das Flores - Vila Oliveira (via Santa Tereza) não vai até o final da rua e moradores precisam andar cerca de quatro quadras se quiserem embarcar no coletivo.
Trecho da Rua Tuiuti será bloqueado na segunda-feira
De acordo com o gerente operacional do consórcio Sistema Integrado Municipal (SIM), Cristiano Andretta, o trecho é muito íngreme, com subida e descida, e a buraqueira está danificando os veículos e até mesmo colocando em risco os funcionários e passageiros:
- Por causa dos buracos, já teve ônibus danificado, pneu furado. Fizemos um protocolo para a prefeitura solicitando o reparo da via, mas até que a rua não seja consertada o ônibus não deve passar - afirma Andretta.
Até mesmo os próprios moradores já tomaram a iniciativa de reparar a via, com terra e cascalho, relata Andressa Santos Parodi, 30 anos, que mora na região. Só que depois da chuva, os buracos voltam a aparecer e a situação fica cada vez pior.
- O ônibus não está mais subindo, ele nos deixa lá embaixo. Temos de caminhar umas quatro quadras de subida, com sacolas e crianças de colo. Chegamos lá em cima (no final da rua) quase sem fôlego. Até mesmo o caminhão do lixo não passa às vezes por conta do estado da rua - comenta a moradora.
Conta de energia vai ficar mais barata em outubro
O Diário entrou em contato com a prefeitura, que informou que a Rua das Marcelas deve passar por obras de recuperação do calçamento, mas sem data definida:
"A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, sinaliza que a Rua das Marcelas, no Bairro Chácara das Flores, vai passar por obras de recuperação do calçamento e da pavimentação. Neste momento, outra rua daquela região passa por obras de recuperação, sendo que a Rua das Marcelas será a próxima do cronograma", afirmou o Executivo por meio de nota.